Blog

Brasileses, portuleiros

«Apesar do crescimento económico brasileiro, a verdade é que o número de pessoas oriundas daquele país continua a aumentar.» Não tem de ser “apesar de”. Para emigrar é preciso alguns recursos, não é algo que se faça a partir da miséria. E os projetos de emigração não são necessariamente atos desesperados, mas parte de projetos de melhoria da vida. Junte-se a isto a reunificação familiar, com quem já se estabeleceu, e poderemos vir a ter uma comunidade brasileira (em breve lusobrasileira) consolidada. Oxalá. Uma nova realidade cultural já surge, aliás, feita de pessoas que misturam os dois lados – em hábitos, língua, etc. Há poucas coisas tão bonitas como ver surgir uma realidade cultural nova.

This Post Has 3 Comments

  1. Aldo Corsi diz:

    É verdade q. o Brasil está crescendo! e muito… Aqui tb. estamos recebendo muitos portugueses. Graças a Deus!! Sou descendente de italianos e acho q. nosso país é maravilhoso apesar de ter q. melhorar muito! Visitei Portugal e gostei. É um país belíssimo, atraente. Mas o Brasil tb é. Venham portugueses!! Serão benvindos!

  2. Ronaldo Schutz diz:

    Tem mesmo razão o Miguel! As circunstâncias que aponta são com frequência ignoradas quando se fala nas migrações. Sem questionar as suas observações, porém refletindo um pouco sobre a notícia que as inspira, acredito que esse aumento talvez se refira ao número de pessoas inscritas nos consulados/polícia de estrangeiros (sef) e que somente passado algum tempo tem a possibilidade de regularizar a sua situação; também importante julgo ser o número de estudantes que tem procurado o ensino superior em Portugal. Isto na verdade confirma a sua conclusão…Bacana!

Leave A Reply