Blog

Atlântico

Ontem, na praia, eu e a minha companhia comentávamos a luz e as cores especialmente belas do dia. “Deve ser assim na Nova Zelândia”; “ou tipo Sydney na Primavera?”; “Tem qualquer coisa de Nova Inglaterra no Outono”; “Já vi isto na Galiza”. Tolices. Necessidade eterna de comparar. Na realidade aquela é a luz e aquelas são as cores que caracterizam este sítio. Este tem sido um dos Verões mais belos de que me lembro. Bem sei que não faz calor e tal, mas confirma uma ideia: a de que vivemos com uma autodefinição errada, ou que satisfazemos as fantasias alheias sobre o local. Portugal não é um país “mediterrânico”; muito menos “tropical” – ou, vá, “subtropical”. Nem nos calores, nem nas cores, nem no mar, nem no ar. É um país Atlântico, temperado atlântico, uma Irlanda a Sul, mais quente e com menos chuva, com tudo o que isso tem de maravilhoso e não extremado. E este Verão está aqui para o relembrar. (Hoje mesmo, de manhã, que luz – diapositivo puro).

This Post Has 6 Comments

  1. Nuno Palha diz:

    Compreendo a ideia de procuramos “satisfazer as fantasias alheias sobre o local”. Mas a verdade é que tecnicamente o nosso país tem uma vegetação e paisagem mediterrânicas, com excepção do litoral porto-aveiro e o minho. E os diagramas ombrotérmicos da maior parte do nosso país colocam-nos na área do clima mediterrâncico, que é para muitos, um clima subtropical… Como biólogo, quanto mais viajo pela Grécia, Itália ou Espanha, mais claro se torna que a nossa paisagem é mediterrânica, mau grado a invasão dos eucaliptos…

  2. fg diz:

    sim, portugal é lindo, tem um clima moderado maravilhoso, etc. etc. – estou totalmente de acordo. contra os profetas da desgraça, viva portugal!
    mas, se vim desta feita ao seu blog, foi para ver se já tinha comentado a incrível manchete de hoje do dn, que alguns ainda terão por ‘jornal de referência’ mas que parece é estar em concorrência com qualquer jornal do crime e do preconceito. não é possível!

  3. fg diz:

    sim, portugal é lindo, tem um clima moderado maravilhoso, etc etc. , totalmente de acordo. contra os profetas da desgraça, viva portugal.
    mas vim ao seu blog foi para ver se já tinha comentado a incrível manchete de hoje do dn, que alguns ainda terão por ‘jornal de referência’ mas que parece é estar é em concorrência com qualquer jornal do crime e do preconceito. não é possível.

Leave A Reply