Pode ver aqui, na QI News, uma entrevista que dei recentemente sobre questões de racismo em Portugal. https://qinews.pt/entrevista-qi-miguel-vale-de-almeida-ninguem-imagina-de-verdade-um-portugues-negro/
MAI E PÃE O pai que eu gostaria de ser não se define pelo género, pela sua supostamente intrínseca masculinidade, ou por um jogo de papéis supostamente complementares entre masculino e feminino. Não me interessa nada ser um pai especializado…
UM AR FRIO Cemitério dos Olivais, Lisboa. Enterramos um tio muito querido de todos. Sobre as emoções privadas, a privacidade é a melhor escolha, simultaneamente a mais digna e com mais pudor. Mas há uma zona cinzenta, aquela em que…
#YouToo? As campanhas americanas de moralização dos comportamentos – daqueles que revelam desigualdades e opressões – tendem muitas vezes a resvalar para o moralismo e a caça às bruxas em nome da liberdade? Sim. As reações francesas aos movimentos igualitários,…
ANO NOVO EM REDE No anos noventa escrevia uma crónica semanal, aos domingos, no Público. Era o tempo, ainda, dos jornais – e das “crónicas”. Entre o tempo dos jornais e das crónicas, e o tempo dos blogues, e tendo…
POLÍTICA 1 – Do caso do financiamento dos partidos sai toda a gente mal. E sai a demagogia anti-partidos reforçada. Não foi ele quem começou, é certo, mas na trapalhada incluo o Presidente. 2 – O texto de Helena Roseta…
O TRUQUE E A ESPARRELA Durante muito tempo, os sectores mais conservadores, sobretudo ligados ao pensamento da igreja católica, afirmavam que a diferença sexual, da ordem da natureza, era determinante e suficiente para definir os destinos de homens e mulheres…
OS NOSSOS NEGROS A sociedade americana e os seus criadores têm refletido tanto (e tão bem) sobre o racismo ou a herança da Escravatura, que em países onde tal não é feito – como Portugal – muita gente identifica racismo…
COM QUE SONHAM “ELES”? Tentar pensar como “eles”. Sem lhes atribuir malevolência. Imaginar-me um “deles”. Com que sonham? Creio que sonham com um mundo feito de estados com fronteiras bem definidas e vigiadas. Cada estado seria uma unidade perfeita. Dentro…
De abril a janeiro e sempre Ontem morreu Mário Soares. É todo um ciclo da nossa História que simbolicamente se encerra, o da nossa construção democrática, descolonizadora, e europeísta. E hoje faz 7 anos que o Parlamento aprovou a igualdade…
POLITICAMENTE CORRETO? SIM, TENTO. Há muitos, muitos anos – mas não numa galáxia distante, acho – deliciei-me a ler um livrinho intitulado “Contos de Fadas Politicamente Corretos”. Deliciei-me porque eu próprio era – e sou – adepto, por escolha ética,…
IMAGINEMOS POR UM MOMENTO QUE TUDO ACONTECEU AO CONTRÁRIO No Egito antigo desenvolveram-se escolas de filosofia que inauguraram um certo tipo de racionalidade, bem como práticas políticas que fizeram com que mais tarde se chamasse àquela região o “berço da…
Na Galeria do site e no Facebook, os álbuns com as brincadeiras com jornais feitas nos últimos anos, ao pequeno-almoço num café. Álbum “Café Luanda 1“. Álbum “Café Luanda 2“.
ORLANDO: 10 POSTS IRADOS + 1 DE ALÍVIO em 24 HORAS 10 DUPLA CONSCIÊNCIA (OU: DE COMO A PALAVRA HOMOFOBIA DESAPARECE EM CERTO DISCURSO MEDIÁTICO E POLÍTICO SOBRE ORLANDO E NO ENTANTO EU OIÇO-A AOS GRITOS) “It is a peculiar…
GUIDELINES FOR FOREIGNERS This is for my foreign friends who don’t seem to have a clue. Were I to rent my apartment on Airbnb and I’d have this printed out for the guests: Portugal isn’t Spain (this could actually be…
A GERINGONÇA Depois de 4 anos de um governo de coligação da direita que aplicou, com excesso de zelo e perverso prazer neoliberal, a política de austeridade imposta pelo FMI, o BCE e a Comissão Europeia (a “Troika”), o principal…
O PAÍS DOS MEUS PAIS O meu país não é feito só de portugueses “de gema”. Desde logo porque eles são, na realidade (e como em todo o mundo), uma belíssima sobreposição de camadas, misturando gente mediterrânica com celtas e…
Rir e não rir no Rio Não sou nada turista. Quando visito uma cidade prefiro estar com pessoas locais e seguir-lhes a vida banal. Mesmo quando tenho de ficar em hotel, tento fazê-lo. Invento uma rotina – a fingir, claro:…
Bachi Bazi É muito comum ouvir falar elogiosamente da “homossexualidade na Grécia Antiga” a quem dá os primeiros passos na (auto)aceitação da homossexualidade – e mesmo a certo tipo de jornalismo ou de academia menos preparados. O tema faz-me sempre…
Antropocêntrico? Há dias fiz um daqueles questionários/testes sobre orientação política. Achei curioso que, além das categorias habituais (economia, peso do estado, “costumes”) aparecesse também uma relacionada com maior ou menor antropocentrismo – sobre questões ambientais em geral, é certo, mas…