Cronicas

CRÓNICA, 18

DA BOA – E DA MÁ – EDUCAÇÃO O líder da principal central sindical portuguesa utiliza a expressão “escurinho” para descrever um dos membros do FMI que gerem a “crise” nacional. Imediatamente levantam-se vozes censurando o racismo implícito na afirmação….

CRÓNICA, 17

EXERCÍCIO DE AUTO-AJUDA PARA O ANO NOVOImagine por um momento que o fim do ano é o fim da vida. Responda com um “sim” ou um “não” (o “talvez” não vale e o “ns/nr” é muito mau sinal) às seguintes…

CRÓNICA, 16

ISTO PODIA TER SIDO UM SÍTIO DECENTE Costumo dizer: este país tinha todas as condições para ser um lugar decente. Vejamos. Graças ao 25 de abril conseguimos coisas preciosas: voltar às fronteiras do país pequeno, sem o peso iníquo das…

CRÓNICA, 15

LISTEN, KIDDOS Listen, kiddos, descobri uma coisa que pode ser-vos útil. Descobri que mais difícil do que o coming out como gay é o coming out como… sénior (ai, os eufemismos). O coming out como gay é um processo de…

CRÓNICA, 13

MELHOR PARA MAIS GENTE E MAIS DEPRESSA Não consigo pensar em termos de utopias. Aliás, a palavra provoca-me urticária. Faz-me pensar em coisas dos anos sessenta, que geralmente me provocam um bocejo de enfado, ou em projetos revolucionários, homens novos…

CRÓNICA, 12

CRIME, QUAL CRISE Deixemos de lado os episódios de crise política – e foram tantos – no Portugal das últimas décadas. Deixemos de lado as turbulências do verão quente de 1975, a intervenção do FMI nos anos ’80, os escândalos…

CRÓNICA, 11

HÁ OUTRAS PALAVRAS? Estava eu a pensar sobre este assunto quando vi no Facebook uma referência ao mesmo, salvo erro feita por José Carlos Tavares. Refiro-me à linguagem e aos símbolos usados em muitos posts e ilustrações nas redes sociais e…

CRÓNICA, 10

REGRESSO AO COLÉGIO Há 25 anos que sou professor, em vários graus (e com algumas interrupções), na universidade. No início da minha carreira tinha turmas relativamente pequenas, compostas por jovens oriundos das classes média-alta e alta e de famílias com…

CRÓNICA, 9

A TEMPESTADE SIMBÓLICA Provavelmente mais grave do que a crise financeira (e tanto haveria a dizer sobre a sua definição, e sobre se é crise endógena ou crise imposta…) é a crise da democracia. Uma crise que resulta da ilusão…

CRÓNICA, 8

BEAUTIFUL BULLSHIT Sempre que ouvimos dizer “vive o presente”, “um dia de cada vez”, “vive cada dia como se fosse o último”, “hoje é o primeiro dia do resto da tua vida”, “o passado já lá vai” ou alguma frase…

CRÓNICA, 7

MURAL DA HISTÓRIA Quando era jovenzinho havia uma coisa chamada os pen pals. Amigos por correspondência, vá. Através de dicas de amigos, ou de anúncios em revistas, tomava-se contacto com umas associações ou empresas que providenciavam o serviço. Este consistia…

CRÓNICA, 6

JOANINHAS E MACAQUINHOS Conheci-a no autocarro. Sentada à minha frente, falava ao telemóvel. Bem-disposta e descontraída, relatava a alguém que tinha vendido um dos macaquinhos com defeito. A uma velhota, “que aquilo é mais para crianças e os velhotes nem…

CRÓNICA, 5

UM FIM-DE-SEMANA NA LAVANDARIA Os “filmes da nossa vida” têm a ver sobretudo com os “momentos da nossa vida”? Sem dúvida. Mas se esses filmes e esses momentos não tiverem algo a ver com o “ar dos tempos” eles não…

CRÓNICA, 4

PRIMAVERA EM SETEMBRO No dia 15 de setembro o governo entrou em coma. Bastou uma semana depois do anúncio de novas medidas de austeridade para que o país inteiro se rebelasse. Porquê? Porque toda a gente percebeu que já não…

CRÓNICA, 3

HÁ QUEM AGUENTE MAIS DEBAIXO DE ÁGUA MAS NUNCA PARA SEMPRE Confesso que não gosto das queixas sobre a suposta falta de revolta dos portugueses. Nem das explicações avançadas. Suspeito que a queixa parte maioritariamente de quem também não se…

CRÓNICA, 2

GRANDES GUERRAS, GRANDES FORTUNAS Acordei a pensar “este Passos Coelho ainda faz de mim comunista”. Mas não é preciso. Acontece simplesmente que as medidas tomadas a 7 de setembro de 2012 são de uma transparência tal que um slogan mais…

CRÓNICA, 1

BANAL E AINDA BEM Há pouco tempo li The Promise of Happiness de Sara Ahmed. O livro analisa e critica o boom de estudos e indicadores sobre felicidade. Estes seriam o reflexo de um complexo cultural marcado pelo desejo –…