Os Tempos Que Correm I

Mudança de casa Este blog muda hoje de casa, para blog.miguelvaledealmeida.net. Junto com a mudança, estreia também um website, ainda em retoques finais e com muito trabalho pela frente quanto aos conteúdos. A casa que hoje acaba continuará no ar,…

Mudança de casa

Este blog muda hoje de casa, para blog.miguelvaledealmeida.net. Junto com a mudança, estreia também um website, ainda em retoques finais e com muito trabalho pela frente quanto aos conteúdos. A casa que hoje acaba continuará no ar, albergando os quase 2000…

“É voltar à hora d’almoço”… diz a moça da farmácia, perante a falta de um produto. Não só a pessoa é obviamente suposta cirandar ou marinar pelas proximidades todo o santo dia, como a “hora d’almoço” é uma espécie de…

Já tínhamos saudades… …dos anos 30. Pode até ser tudo muito certinho cientificamente (I’m in a good mood today) mas gostava de saber uma coisa: como escolhem as pessoas?

Uma causa flatulante Vão à janela neste preciso momento (9h30): cheira bem, cheira a Lisboa. E isto não é uma raridade, antes acontece regularmente. Estará o país com problemas de flatulência?

Quando julgávamos que não podíamos descer mais baixo… …acontece isto: «Os dois jovens, de 16 e 24 anos, suspeitos de terem profanado várias campas do Cemitério Judaico de Lisboa com cruzes suásticas saíram quarta-feira do tribunal em liberdade, com a…

O Público… …que vou passar a ler todos os dias é este. Ainda por cima disponibiliza

O/El Público… …que vou passar a ler todos os dias é este. Ainda por cima disponibiliza de graça o pdf da edição em papel. E ao contrário dos jornais portugueses, este assume ao que vem. Bravo!

Miopia Através do Womenage a trois cheguei ao Relatório Final do Grupo de Trabalho sobre Educação Sexual. Correndo o risco de ser injusto – pois não se trata aqui de analisar o dito relatório – a sensação com que se…

Nunca pensei vir a concordar com Santana Lopes: «O social-democrata Pedro Santana Lopes abandonou ontem uma entrevista que estava a dar à SIC Notícias sobre as eleições do PSD depois da sua intervenção ter sido interrompida por um directo sobre…

Praxe As faculdades que permitem as praxes, mesmo que apenas nos pátios ou espaços circundantes (como, infelizmente, acontece com a minha) estão a subscrever e a promover os piores valores. É assim como se nos seus cursos de comunicação social…

A besta… … que preside ao Irão disse, na Universidade de Columbia, que no Irão “não há homossexuais”. Só pode ser porque afinal tem andado a matar mais pessoas do que pensávamos.

Notícias do “Estado de direito democrático” 1 – A Lusoponte tem o exclusivo das travessias do Tejo a sul de Vila Franca.2 – A legislação que definiu isso foi aprovada quando Ferreira do Amaral era ministro.3 – Graças a uma…

Notas de trânsito 1. Como diz Mma Precious Ramotswe, a detective do Botswana*, “you can tell a country by its traffic”. Por estes dias tive que pegar no carro pela primeira vez em meses. Big mistake. Não ajuda muito na…

Mendes & Menezes «Não, não concordo. A união de pessoas do mesmo género é isso mesmo – uma união, não um casamento. No regime de uniões de facto entre homossexuais ou heterossexuais acho que deve haver direito à herança, desde…

What’s in a post? Já lá vão uns anos desde que há blogs. Será que já percebemos qual o estatuto de um post? A mim parece-me sempre uma coisa entre a conversa oral (verba volant…) e o texto publicado. Esta…

Uni-versal 1. O meu dilema com a reforma universitária tem sido mais ou menos este: desejar que acabasse a universidade oligárquica, patriarcal, paternalista, e bafienta herdada do Antes; temer que se transformasse numa empresa, com produtos, resultados e “clientes compradores…

No futuro… … pode ser que as coisas sejam assim.

Eu até queeria… Queer – no sentido mais “popular” e não no académico – é sem dúvida simpático. Quebrar fronteiras identitárias, ir mudando e “performando” sinais identitários, até mesmo transpor e transgredir a própria ideia de identidade, é sem dúvida…